RODAPÉS
31 de Outubro de 2011
1- Descrição:
O rodapé de compensado é composto por três ou mais lâminas torneadas, unidas uma perpendicularmente à outra com adesivo ou cola, sempre em número ímpar (número par tende a empenar), de tal forma que algumas propriedades físicas e mecânicas se tornem superiores às de madeira original (a contração, por exemplo, é quase totalmente eliminada); tendo ao final a capa de lâmina faqueada proporcionando uma bela apresentação visual.
2- Aplicação/Uso:
Este produto restringe-se a uso interno e tem boa resistência a umidade. Pode ser utilizado em qualquer ambiente interno de casas ou apartamentos.
3- Manuseio/Armazenamento:
Este produto deve ser armazenado e estocado igualmente a uma porta lisa. O produto deve ser colocado em local coberto, limpo, livre de ação solar e umidade, de preferência com bom arejamento e boa iluminação. Armazená-lo em posição horizontal, sobre os estrados de madeira planos e nivelados. Cobrir com plástico ou lona plástica. Usar sempre três apoios.
4- Instalação:
O rodapé de compensado deve ser instalado na fase de acabamento da obra: pisos, soleiras, forros e tetos devem estar concluídos; esquadrias externas devem estar com vidros já instalados; local de instalação deve estar limpo e sem resíduos da obra.
Pois não pode sofrer ação de água ou de umidade, é sensível, embora bonito e fácil de ser trabalhado e instalado. Uma boa alternativa é impermeabilizar o material com selador nitrocelulósico, de qualquer marca, através de uma ou duas camadas espessas na lateral que ficará em contato com o piso e nas costas do rodapé.
Recomendamos instalar as peças com pregos de aço sem cabeça afundando-os um pouco no rodapé para que fiquem escondidos e um pouco de cola branca nas costas do rodapé.
Colocar cada prego com cerca de 1 metro de distância de cada um, no comprimento do rodapé.
Poderá dar acabamento em possíveis frestinhas que fique entre o rodapé e a parede em alguns pontos, com uma massa própria para madeira, que já vende na cor da madeira que você escolher.
5- Ajustes:
O rodapé de compensado pode ser ajustado quando for necessário. No entanto, utilize somente ferramentas afiadas e apropriadas para estes ajustes, evitando assim lascamentos da lâmina.
6- Acabamento:
Recomendamos: verniz acetinado ou fosco, tinta a óleo ou esmalte sintético.
Certifique-se que o material utilizado não seja à base de água.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
- EMID.COM.BR