MADEIRA
31 de Outubro de 2011
O trabalho em madeira está ao alcance de todos, excelente material explorado pelo homem á milhar de anos. Mas sensível a muitos fatores naturais e, por isto precisa ser cuidado para durar.
A madeira é material proveniente de um ser vivo composto de células, canais e capilares. Por causa de sua estrutura, ela interage constantemente com a umidade do ambiente que a cerca, absorvendo e perdendo água num processo contínuo de adaptação de seu teor interno de umidade e; portanto sofrem modificações com a variação de umidade, temperatura, condições de armazenamento, etc.
A luz do sol é um elemento forte que descolore a madeira com seus raios ultravioletas.
A umidade é também causadora do apodrecimento da madeira, e deve ser controlada. Esta troca de água com o meio ambiente provoca movimentos sucessivos de expansão e contração que podem levar á rachaduras, empenamentos e micro fissuras; situação que se torna problemática em peças de dimensões precisas e exatas.
As bactérias também se cultivam na madeira, formando fungos. Além disso, a madeira é composta de substâncias orgânicas que servem de alimento a organismos conhecidos como xilógrafos. Dentre eles, os mais nocivos são os fungos, cupins e, com menor freqüência, as brocas; podem aparecer isoladas ou simultaneamente. Os fungos provocam o apodrecimento da madeira tornando-a inútil. O fator mais importante para o aparecimento de fungos é o teor de umidade da madeira. Por isso é necessário usar produtos hidrorepelente e com ação fungicida para impedir o ataque desses organismos, garantido sua durabilidade.
A madeira tem como características a beleza de suas diferentes fibras e colorações.
Contrate SEMPRE um carpinteiro ou marceneiro qualificado, pois o mercado está cheio de “picaretas” que fazem o serviço mal feito e posteriormente culpam a qualidade da madeira.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
- EMID.COM.BR